CASTELO DE CLOS LUCÉ, O LAR DE LEONARDO DA VINCI

O Castelo de Clos Lucé está situado a apenas 500 metros do Castelo Real, em Amboise, no coração do Vale do Loire, a 190 km de Paris. Destaca-se por sua arquitetura e mobiliário bem preservados, dedicando-se à recriar o universo de Leonardo da Vinci, seu morador mais ilustre.

É um destino imprescindível para todos que apreciam história, arte, encantadores jardins e, claro, as obras do mestre Leonardo da Vinci.

Acompanhe-nos em uma jornada fascinante pela beleza e importância do Castelo de Clos Lucé, explorando sua arquitetura imponente, seus aposentos icônicos e os esplêndidos parques e jardins que o cercam.

Prepare-se também para uma viagem no tempo e na mente de um dos maiores gênios da humanidade enquanto exploramos as riquezas deste belo castelo.

Leonardo da Vinci, um morador ilustre

Leonardo da Vinci

A convite do rei Francisco I, em 1516, Leonardo da Vinci deixou a Itália para se instalar no Castelo de Clos Lucé, que foi sua única residência pessoal, onde viveu seus últimos três anos de vida. Na mudança, ele trouxe três de suas principais obras consigo: a Mona Lisa, A Virgem e o Menino com Santa Ana e São João Batista (ambas atualmente em exposição no Museu do Louvre), além de todos os seus cadernos e manuscritos, que podem ser encontrados no museu atual do castelo.

O rei da França tinha grande apreço por Leonardo e o nomeou “primeiro pintor, arquiteto e engenheiro”, cedendo-lhe sua residência e fornecendo-lhe uma pensão. Em troca, tinha o prazer de conversar com o artista, o que fazia praticamente todos os dias.

Com toda a estrutura de que precisava e a atenção e confiança do rei, Leonardo estava livre para sonhar, pensar e trabalhar. Por isso, dedicou-se a diversos projetos para Francisco I, além de organizar festas esplendorosas para a corte.

Leonardo da Vinci viveu assim, pintando e trabalhando, até o dia 02 de maio de 1519, quando faleceu de causas naturais aos 67 anos, em seu próprio quarto.

Arquitetura e visita

Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire

Construído no final do século XV, durante o período do Renascimento francês, o Castelo de Clos Lucé possui uma combinação harmoniosa de elementos renascentistas e góticos. Sua fachada apresenta torres elegantes, janelas ornamentadas e detalhes arquitetônicos ricamente decorados.

O edifício é construído em pedra calcária, e suas características arquitetônicas incluem telhados íngremes, chaminés ornamentadas e detalhes decorativos que refletem o gosto refinado da nobreza renascentista. Ao longo dos séculos, passou por várias restaurações, preservando sua beleza e esplendor originais.

O percurso da visita ao castelo foi totalmente planejado em cada detalhe para que, de aposento em aposento, possamos conhecer a vida e as atividades de Leonardo da Vinci, mergulhando na mente do gênio e apreciando a beleza e a sofisticação da Renascença. É impossível não se emocionar ao ter o privilégio de entrar na intimidade de um dos gênios da história da humanidade.

Confira alguns dos principais aposentos:

O quarto de Leonardo da Vinci

Aqui, Leonardo dormia e trabalhava em seus gabinetes secretos à moda italiana. Da janela de seu quarto, gostava de contemplar o Castelo Real de seu amigo, o rei Francisco I. Foi também neste aposento que o gênio faleceu.

O gabinete de trabalho

Durante os três anos que aqui habitou, Leonardo manteve-se extremamente ativo, o que pode ser comprovado pelos seus inúmeros desenhos e croquis que datam desta época.

A Grande Sala do Renascimento

Nesta sala de recepção, toda decorada com móveis do século XV, tapeçarias e objetos do Renascimento, Leonardo da Vinci recebia seus ilustres visitantes.

A cozinha de Leonardo da Vinci

Uma grande lareira em pedra era a peça central da cozinha, que permaneceu intacta. Aqui, estão expostos pratos redondos em cobre e decorados com cenas do Antigo Testamento, uma cadeira usada para conversar e tapeçarias dos séculos XV e XVI.

As salas das maquetes

Quatro salas foram dedicadas às invenções de da Vinci enquanto engenheiro. Aqui, podemos encontrar uma coleção com maquetes de seus trabalhos, fabulosas máquinas realizadas a partir de desenhos originais de Leonardo, como: a primeira ponte giratória, o primeiro tanque de guerra, o primeiro automóvel e a máquina voadora.

Confira abaixo algumas fotos do local:

Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire

 

O PARQUE

Castelo de Clos Lucé  no Vale do Loire

O parque do Castelo de Clos Lucé é a representação de como Leonardo percebia a natureza e aqui estão algumas de suas maiores criações e invenções.

Ao longo deste passeio, além de grutas, cascatas e fontes, os visitantes encontrarão espécies de plantas e flores representadas nas obras do mestre, telas com detalhes de suas obras e desenhos, máquinas gigantes e acionáveis, pontos sonoros instalados ao longo do parque e até uma ponte de carvalho, desenhada pelo próprio Leonardo da Vinci, com uma estrutura inovadora, em triangulação, até hoje amplamente utilizada.

Confira abaixo algumas fotos do local:

Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire

Uma visita ao Castelo de Clos Lucé é verdadeiramente uma jornada inesquecível através da história e da arquitetura.

 

VISITE O CLOS LUCÉ COM A ELITE TURISMO!

Venha conhecer este interessantíssimo castelo, que abriga muita história e arte dentro de suas paredes de tijolos rosados e se encante pela beleza e grandiosidade das obras de vida de um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo da Vinci!

Fale com a nossa equipe, clique aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixei seu comentário

Aceitamos as formas de pagamento