Visite as praias do desembarque na Normandia: cenário da maior operação militar da história. Uma passagem obrigatória para quem gosta de lugares históricos.
As Praias do Desembarque são o destino ideal para quem gosta de história. Localizadas na Normandia, uma região ao noroeste da França e repleta de paisagens de tirar o fôlego, essas praias serviram de cenário para a maior operação militar da história, durante a Segunda Guerra Mundial. A Elite Turismo te levará de Paris até a região em um confortável automóvel, equipado com água, ar condicionado e aquecimento. Além disso, nosso profissional explicará os acontecimentos e os principais pontos do passeio com informações ricas em detalhes – uma aula de história ao ar livre!
Conhecido como o “Dia D” (06 de junho de 1944), esta operação foi determinante para o final da Segunda Guerra Mundial e aconteceu em uma faixa de 80 km de praias da Normandia, que ficaram conhecidas como as Praias do Desembarque – este nome é devido ao desembarque de centenas de milhares de soldados americanos, ingleses, franceses e canadenses que chegaram à França pelo Canal da Mancha, em mais de 8.000 embarcações e aeronaves – fator surpresa que se tornou decisivo para dar início ao confronto em busca da libertação da Europa das mãos dos nazistas.
Os soldados americanos desembarcaram nas praias de Utah e Omaha, enquanto os ingleses, canadenses e franceses foram para Gold, Juno e Sword.
Este é um passeio repleto de histórias, que são contadas ao longo das extensões de areia branca que guardam as cicatrizes dos acontecimentos do passado, como crateras de bombas, blocos de concreto armado e abrigos.
Você poderá conhecer a praia que sediou o combate mais sangrento do desembarque das tropas aliadas. Foram mais de 2.000 mil soldados americanos mortos nas primeiras horas da batalha, devido aos obstáculos que dificultavam o acesso dos veículos até a área. No local, encontra-se ainda o Cemitério Americano (cenário do filme “O Resgate do Soldado Ryan”) que abriga 9387 mil soldados, mortos na batalha e que hoje estão enterrados lá. Além de um memorial com fotos, vídeos, relatos e cartas escritas pelos soldados para suas famílias.
Entre as praias de Omaha e Utah você também poderá visitar a Pointe du Hoc, o local onde os americanos desembarcaram e construíram “bunkers”. Atualmente um parque que conserva todos os registros e vestígios históricos.
Aqui encontram-se os restos do porto denominado Mulberry que foi construído para receber veículos e equipamentos. Ao longo de toda praia você também poderá admirar veículos de guerra e canhões. Além de visitar o Museu do Desembarque com maquetes que reproduzem os ambientes de guerra e o Arromanches 360, um cinema circular que apresenta filmes sobre a Batalha da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.
Já na praia de Juno, pode-se conhecer o Memorial Canadense que presta homenagem aos 45 mil canadenses que perderam a vida durante a Guerra, dos quais 5.500 morreram durante a Batalha da Normandia e 359 no dia D.
Além de muitos outros museus, memoriais e monumentos que são abertos à visitação e nos fazem reviver as emoções deste acontecimento histórico de tamanha importância para a França, para a Europa e, é claro, para o mundo todo.
Portanto, se você gosta de lugares históricos e marcantes, as Praias do Desembarque na Normandia precisam ser incluídas no roteiro da sua viagem!