O passeio pela região que deu o nome a mais sofisticada bebida francesa – o Champagne – é marcante e inesquecível!
Você percorrerá diversos quilômetros passando por vilarejos autênticos, antigos monastérios e imponentes castelos e igrejas, até chegar a vinhedos espetaculares e, é claro, degustar algumas das mais famosas bebidas do mundo em caves de champanhe.
Localizada no nordeste do país, a poucos quilômetros de Paris, a região de Champagne é composta por belas cidades, sendo as duas principais Reims e Épernay. Nestas duas cidades se concentram os mais conhecidos produtores de champanhe e suas caves.
Todas são excelentes, é claro, no entanto, dependendo do tempo que você dispor não conseguirá realizar um roteiro completo e precisará escolher quais desejará visitar dentro da disponibilidade. Sabemos que esta é uma missão difícil por isso, para te ajudar, a seguir nós traremos algumas informações interessantes para que conheça um pouco mais sobre cada cave.
AS PRINCIPAIS CAVES NA REGIÃO DE CHAMPAGNE
MOËT & CHANDON
Imagem: Site Oficial
Com mais de 250 anos de história produz e armazena em caves luxuosas um dos champanhes mais tradicionais e famosos do mundo.
Durante a visita, que dura uma hora e meia, você será levado para conhecer um verdadeiro labirinto com mais de 28 quilômetros de túneis subterrâneos, localizados entre 10 e 30 metros abaixo da superfície, com temperaturas, em torno de 10 a 12 graus – o local ideal para guardar as garrafas que estão maturando.
O guia, disponível, em inglês ou francês, lhe acompanhará durante o tour explicando todo o processo de fabricação. Depois, para o grand finale: você poderá realizar a degustação de duas taças de champagne, guiado pela explicação do sommelier.
Ah, e se prepare, porque você poderá ainda, fazer compras na loja exclusiva da Moët Chandon!
MERCIER
Imagem: Site Oficial
Foi fundada por Eugène Mercier com o objetivo de tornar o champagne acessível para toda a população, e não só para a elite, mas sem perder a qualidade.
As caves estão localizadas a quase 30 metros de profundidade, espalhadas por 47 galerias em uma área de 18 quilômetros. A descida é realizada em um elevador panorâmico e o passeio por meio de um trenzinho com um áudio guia disponível em 11 idiomas, inclusive em português, onde o visitante pode entender a história da marca, o processo de fabricação e a armazenagem das bebidas.
Ao final do passeio, é possível realizar a degustação de uma, duas ou três taças de champanhe e adquirir produtos da marca na loja.
Além disso, estão realizando um novo passeio denominado o Mundo de Mercier, onde inicialmente o guia (somente em inglês) realizará uma introdução com a história da Maison, seguindo de uma visita às vinhas (a depender das condições climáticas), finalizando com uma degustação de duas taças.
NICOLAS FEUILLATTE
É a mais jovem das grandes maisons de champagne. As bebidas que produzem refletem a harmonia, requinte e frescor desta região única.
A visita com 1 hora e meia de duração, está disponível em inglês e francês, e em algumas exceções (a consultar) pode ser agendada em português, espanhol ou italiano. Com o acompanhamento do guia, durante todo o percurso, você descobrirá um pouco sobre a história da marca e suas safras.
Além disso, durante o passeio nas caves, receberá uma explicação sobre todas as etapas da fabricação da bebida, desde o processo de vinificação até ao acondicionamento das garrafas.
E, ao final realizará a degustação de uma, duas ou três taças de champagne, a depender da opção escolhida.
Também realizam oficinas de degustação às cegas com 3 taças produzidas de variedades distintas de uvas. Será que você consegue descobrir qual é qual?
POMMERY
Imagem: Site Oficial
Fundada em 1858, este produtor se orgulha de ter inventado o primeiro champanhe bruto – receita sem adição de açúcar e mais seco que os demais.
Prepare o fôlego para encarar os 116 degraus e conhecer as belíssimas caves da empresa, com mais de 18 quilômetros de galerias, localizadas a mais de 30 metros da superfície.
Durante a visita de quarenta e cinco minutos com um áudio guia (inglês ou francês), que engloba as caves e os túneis, você conhecerá a história da Maison Pommery, aprenderá como as bebidas são produzidas e armazenadas e, é claro, poderá degustar uma taça de champagne.
No entanto, caso deseje uma experiência mais completa poderá optar pelo tour de 3 horas, que conta com a companhia de um guia (somente em francês) e finaliza com um almoço ou jantar, acompanhados de champagne.
Reserve também um tempo para apreciar seus lindos parques e vinhedos, assim como a Villa Demoiselle, uma imponente mansão construída em 1907 e recentemente restaurada, que certamente merece sua visita.
VEUVE CLIQUOT
Imagem: Site Oficial
É uma das mais tradicionais e conhecidas maisons de champanhe. O seu lema é: “apenas uma qualidade, a melhor”.
Suas magníficas caves foram construídas em 1910, possuem 24 quilômetros de extensão e 18 metros de profundidade e abrigam todos os champanhes produzidos pela empresa, que estejam passando pelos processos de fermentação, remuge ou mesmo envelhecendo e armazenam garrafas com mais de 100 anos de idade.
Disponibilizam diversas opções de tours, com diferentes durações, valores e experiências.
Um dos mais tradicionais possui a duração de uma hora e meia, está disponível em francês e inglês. Nele, o visitante conhecerá as caves, além de receber informações sobre a região, a história e o DNA da empresa e de como a viúva Cliquot ajudou na construção da história dos champanhes. E ao final realizará uma degustação comparativa de quatro cuvées.
G.H. MUMM
Imagem: Site Oficial
Conhecida por ser o champanhe oficial da Fórmula 1, foi fundada em 1827 e consolidou-se como um dos maiores produtos, sendo um grande exportador da bebida mundialmente.
Possui uma cave com aproximadamente 25 quilômetros de túneis subterrâneos a uma profundidade de 20 metros abaixo da superfície.
Com a duração de uma hora e meia, a visita inclui uma breve explicação sobre a produção da bebida e a fundação da empresa, a demonstração dos diferentes tipos de uva utilizados no preparo, o tour no subsolo para conhecer as caves e um pequeno museu sobre a história da fabricação e armazenamento do champanhe ao longo dos anos com a exposição de rótulos, garrafas, equipamentos, entre outros e, é claro, você poderá degustar duas taças da bebida no final.
RUINART
Imagem: Site Oficial
É a produtora mais antiga de champanhe de Reims, foi fundada em 1729 – quase 300 anos de história! É também a responsável pela invenção do champanhe rosé.
Suas caves foram construídas a uma profundidade de 40 metros, em dois níveis que abrigam cerca de 20 salas, com uma umidade, temperatura e falta de luz ideais para envelhecer as bebidas.
Disponível em inglês e francês, a visita possui a duração aproximada de duas horas e inclui a explicação sobre o processo de fabricação da bebida, assim como as particularidades da marca, o tour por suas majestosas caves e o momento mais aguardado: a hora de provar duas taças da bebida!
TAITTINGER
Imagem: Site Oficial
A Taittinger é uma das maisons mais visitadas na região e produziu o champanhe oficial da Copa do Mundo de 2014.
Sediada na Abadia de Saint Nicaise, local recheado de histórias e que existe desde o século XIII, as caves foram construídas em 1734 e possuem mais de 18 metros de profundidade.
Atualmente as visitas aos túneis estão suspensas, mas reabrirão em 2024 e enquanto isso, estão disponibilizando uma visita virtual.
No entanto, o agendamento da degustação continua disponível, sendo realizado em 50 minutos, em inglês ou francês.
Além disso, caso deseje, poderá passear na loja e escolher algumas garrafas e outras lembranças para casa.
BON VOYAGE!
Agora é só se organizar e aproveitar o que a região tem de melhor!
A Elite Turismo, oferece o passeio completo à região, a partir de Paris, e coloca à sua disposição um motorista guia bilíngue para te levar e depois te trazer de volta com toda a segurança. Além disso, estamos disponíveis para realizar o agendamento de sua visita nas caves de sua escolha. E ainda terá ótimas dicas dos melhores restaurantes para realizar um belo almoço entre as visitas!
Saiba mais sobre o nosso passeio, clique aqui